Novo Opencart 2.3.0.0 - Pequeno resumo das mudanças

Felipo Antonoff
Postado em 31 de julho de 2016

Olá, pessoal, foi lançado dia 30/07/2016 o novo Opencart 2.3.0.0

Github dele:https://github.com/opencart/opencart/tree/2.3.0.0

Download:https://github.com/opencart/opencart/archive/2.3.0.0.zip

No site oficial ou github, não foi informado o que mudou, no geral está parecido com o 2.2, porém ouve algumas mudanças na parte de desenvolvimento que iremos informar abaixo.

Teve melhorias gerais e algumas correções, roda apenas no PHP 5.4 ou acima, não rodando mais no 5.3, o que é muito bom, para as lojas usarem servidores mais atualizados e seguros, já que ainda existe lojas usando PHP 5.2 ou 5.3 que atualmente não tem compatibilidade com muitas bibliotecas e está muito desatualizado.Para os desenvolvedores:

Mudou um pouco o local que fica os módulos, agora ficam dentro da pasta extension.

Vai mudar basicamente a chamada exemplos:

No Controller:class ControllerExtensionModuleFeatured extends Controller {

Agora fica o Extension na frente.Logo módulo com painel e arquivos no catalog, terão que ter uma versão especial para a 2.3.0.0.Só os que são apenas xml ou que não usam controller, model, view não precisaram atualizar.

Para chamar o model:$this->load->model('extension/module/featured');$this->model_extension_module_featured->nome_funcao()

Agora a parte de idioma e view fica:$this->load->language('extension/module/featured');$this->load->view('extension/module/featured', $data);.Em resumo como agora fica dentro da pasta extension, é só por a extension antes. Vai ser preciso separar também os módulos em uma nova pasta só para 2.3.0.0, infelizmente essa mudança vai afetar muitos módulos e dificultar um pouco para mantermos eles, já que teremos que criar uma pasta e separar os arquivos só para essa versão.

Aos poucos iremos atualizar nossos módulos para essa versão, como os feitos por nossa equipe da Code Market, usa um painel especial, boa parte dos nossos módulos para 2.x, pegaram direto na 2.3.0.0, porém também ouve mudança no catalog, logo boa parte dos módulos terão que serem atualizados. 

Caso esteja usando a 2.3.0.0 e tenha comprado algum módulo nosso para 2.x, só pedir por e-mail ou Ticket que criamos uma versão para 2.3.0.0 se for necessário, sem custo extra. Já os outros desenvolvedores, devem atualizar aos poucos, de acordo com a demanda e solicitações para 2.3.0.0, como é uma versão muito recente, poucas lojas usaram, mas quem estiver começando talvez compense começar com ela ou com a 2.2.0.0 .